Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Dor no ombro: tratamentos e causas

Postado em 25/09/2019



A causa mais comum de dor no ombro é quando os tendões são acometidos inicialmente por uma inflamação. Os tendões ficam inflamados ou danificados, configurando, assim, uma condição chamada de tendinite do manguito rotador. A dor no ombro por tendinite pode ocorrer por:

 

- Desgaste natural devido ao envelhecimento

- Atividade esportiva, em especial aquelas que envolvem movimentos de lançamento, como voleibol, tênis, natação etc.

- Atividades de trabalho em que é preciso levantar o ombro

- Trauma direto ou queda sobre o ombro

 

A dor no ombro também pode ser causada por:

- Artrite nas articulações ao redor do ombro (estreitamento gradual das articulações e perda de cartilagem de proteção, em geral, relacionado ao envelhecimento ou ao desgaste da articulação).

- Bursite, uma inflamação da glândula bursa, que pode ser encontrada em algumas articulações, e serve para facilitar o deslizamento dos tendões durante os movimentos da articulação.

- Fraturas dos ossos do ombro.

- A síndrome do ombro congelado, conhecida também como capsulite adesiva. Uma lesão inflamatória de origem desconhecida, que, na fase aguda ou inflamatória pode gerar muita dor. Ocorre uma retração da cápsula do ombro provocando perda de movimentos. Esta doença desaparece espontaneamente, evoluindo para a cura total entre seis e 12 meses, aproximadamente

- Tendinite do bíceps

- Deslocamento do ombro, ou luxação do ombro, que ocorre quando o osso do braço (úmero) desencaixa da articulação, em geral, após um trauma.

 

Outras possíveis causas para a dor no ombro incluem:

- Necrose avascular

- Radiculopatia cervical

- Ataque cardíaco

- Entorses e distensões

- Polimialgia reumática

- Síndrome do desfiladeiro torácico

 

A dor, em geral, é o primeiro sintoma que aparece quando existe algum problema no ombro. Pode ser consequência de alterações inflamatórias nos casos de lesão recente ou de alterações degenerativas, como as mencionadas anteriormente, e aparece quando os tendões ou outras estruturas articulares estão “desgastadas”.

 

Existem alguns problemas de saúde que podem simular ou irradiar dor para o ombro. Por exemplo, sabe-se que uma dor no peito, aguda, de grande intensidade, com irradiação para o ombro esquerdo, sugere um infarto do coração, e alguns problemas no estômago ou no baço, também podem gerar dor irradiada para o ombro. Portanto, na presença de dor que não é controlada facilmente com cuidados simples, é importante procurar o seu médico ou se dirigir a um Pronto-Atendimento para ser avaliado e tratado.

 

Em caso de traumas ou ferimento na região do ombro que causem dor e dificuldade de movimentos, é importante se dirigir a um serviço que tenha atendimento de urgência para ser orientado pelo médico.

 

O ASSIM SAÚDE recomenda procurar o médico se essas dores persistirem.